125 anos do Colégio Imaculada Conceição

Tudo começou em 1895 com a iniciativa da Irmã Paula Boassou, de lá pra cá centenas de religiosas da Congregação Filhas da Caridade passaram por Barbacena, escrevendo e valorizando a história do Colégio Imaculada Conceição.

As religiosas vivem momentos de alegria e emoção nestes 125 anos dedicados à educação acadêmica, a solidariedade aos mais vulneráveis e aos valores evangélicos vicentinos.

 Com mais de 600 alunos, o Colégio Imaculada é acima de tudo uma referência na cidade e região quando se trata de educação. A Irmã Maria das Graças diretora do Colégio e que há 41 anos está na Congregação Filhas da Caridade afirma que mesmo neste momento de pandemia o Colégio  Imaculada continua com a sua missão de educar e está firme na sua proposta de além da formação acadêmica favorecer a formação cidadã de todos os alunos. 

De acordo com a Irmã ”contando com a ajuda da comunidade educativa  conseguimos caminhar nesta proposta de educar para uma ação justa e solidária para os mais necessitados

”Para nós a educação tem um valor imenso e acreditamos que ela é a base para qualquer sociedade em que, família e escola fazem a grande diferença na formação dos alunos:  sendo justa, responsável e solidária a qualquer pessoa’’

Há 35 anos na congregação Filhas da Caridade, a Irmã Márcia Helena Campos explica o que levou a mudança recente do nome do colégio, segundo ela o nome é fruto de uma união que vem acontecendo nas seis províncias do Brasil. Com essa união surgiu a rede Vicentina de Educação, por isso a partir desse ano de 2020 o título foi dado ao colégio.

O nome da rede também é uma homenagem a São Vicente de Paula e Luísa de Marillac os grandes fundadores da companhia Filhas da Caridade. A primeira casa se instalou em Mariana (Colégio Providência de Mariana), e ao passarem por essa região , Barbacena acabou se tornando também o lar das filhas da Caridade há 125 anos. 

A irmã Maristela de Souza da Conceição que também está há 35 anos  na congregação, lembrou ainda de grandes religiosas que passaram, com a irmã Paula, irmã Tuanete e irmã Cecília que representam tudo que já foi feito no colégio vicentino imaculada conceicao.