Neste mês, o Arquivo Histórico Municipal Professor Altair Savassi (AHMPAS) completa 20 anos. O arquivo foi inaugurado no dia 15 de agosto de 2003, mas as atividades de implantação do AHMPAS iniciaram-se em junho de 2000, quando houve uma parceria entre o município e o Poder Judiciário.
Ao longo desses 20 anos, foram recolhidos mais de 30 mil documentos históricos para preservação. Entre eles estão documentos do Poder Judiciário, do Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz e jornais publicados na cidade.
O acervo do AHMPAS reúne um conjunto documental produzido pelos habitantes da região de Barbacena desde meados do século XVIII. Segundo a Associação Cultural do Arquivo Histórico (ACAHMPAS), as fontes do arquivo foram utilizadas para a produção de pesquisas científicas, para a construção de genealogias e também para comprovar direitos de cidadãos.
A entidade lembra ainda que entre os projetos do arquivo para facilitar o acesso à documentação estão o Guia de Fontes do Poder Judiciário e a digitalização de documentos, feita em parceria com a ACAHMPAS. Para entrar em contato com o Arquivo Histórico é possível enviar uma mensagem para o WhatsApp (32) 9 9843-6518.
Com informações da @acahmpas