No próximo dia 18 a 26 de setembro, em formato híbrido acontecerá o Festival Cultura e Gastronomia, com ações presenciais na cidade mineira, respeitando todos os protocolos sanitários, também uma programação online, sucesso absoluto no ano passado. O evento, um dos únicos festivais do Brasil a se reorganizar rapidamente em formato online durante a pandemia, começa a retomar as suas atividades em 2021 com 13 grandes chefs preparando jantares, cerca de 15 produtores na Mercearia Fartura presencial e mais de 30 no e-commerce, 36 cursos virtuais, 32 shows musicais online, lives, dicas, muito conteúdo de valor e ações sociais.
Os festins, os jantares especiais e exclusivos criados a quatro mãos, estão entre as atrações mais aguardadas do festival. É neste momento que os chefs têm a oportunidade de trocar experiências e inovar na criação dos pratos. Este ano, eles acontecem com vagas limitadas em seis restaurantes de Tiradentes, onde o chef anfitrião recebe um nome nacional. As duplas, escolhidas pelas curadoras Morena Leite e Carolina Daher são:
Matheus Paratella (Tragaluz) e Bel Coelho (Clandestino – São Paulo – SP);
Rafael Pires (Mia) e Roberta Ciasca (Miam Miam – Rio de Janeiro, RJ);
Ricardo Martins (Uaithai) e Paulo Shin (Komah – São Paulo, SP);
Felipe Oliveira (Ora) e Jorge Ferreira (Olivia – Belo Horizonte, MG);
Juliana Ferreira (Gourmeco) e Bruna Martins (Birosca – Belo Horizonte, MG);
Gustavo Baccarini (Pacco & Bacco), Katia Barbosa (Aconchego Carioca – Rio de Janeiro, RJ) e Ronie Peterson (SENAC).
O chefe Luiz César Costa é formado no Senac Tiradentes, e desde 2013 é um dos chefes do festival gastronômico da cidade. Chefe do LuTh juntamente com a esposa Elizabeth Cruz que dão o nome a empresa (LU”iz e Elizabe”TH) é um bistrô que prima fusão gastronômica, combinando a culinária mineira, francesa e italiana, mas sempre valorizando os ingredientes locais. Participou recentemente do programa “Tô indo” com um programa exclusivo onde apresentou o projeto “Chefe no pedal” que garimpa produtores locais para fornecimento de insumos para restaurantes de Tiradentes, e do programa “Viação cipó”, com pratos para o natal.
O local do bistrô, na Rampa dá-se Flores, numa travessa da Rua Direita, é uma atração a parte. O lindo jardim, com mesas externas e área interna, é muito charmoso.