Julho termina com frio persistente na Zona da Mata e Vertentes; mínima de 1°C é esperada em Barbacena

Temperaturas mínimas de 4,2 °C foram registradas na madrugada desta sexta-feira (30) na Zona da Mata e do Campo das Vertentes. De acordo com a climatologista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) , Cássia de Castro, essa foi a menor temperatura na cidade desde julho de 2000.

Os municípios com as menores temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram Juiz de Fora e Barbacena.

Segundo a climatologista Cássia de Castro, as temperaturas seguem baixas no final de semana; temperaturas de 5°C são esperadas no sábado (31) em Juiz de Fora e Barbacena. Já no domingo, nestas mesmas cidades, a mínima deve ser de 7°C.

Já para as outras cidades, a especialista informou que os dados do Inmet apontam que as mínimas próximas a 8°C.

O portal do Climatempo aponta mínimas ainda mais baixas, de 1°C, com possibilidade de geadas nas cidades de Juiz de Fora, Barbacena e São João del Rei. A climatologista explicou que esse fenômeno é mais provável em locais mais altos e na zona rural.

Quanto à umidade relativa do ar, no período da tarde, as regiões continuam em estado de alerta, com taxas próximas a 30%.

Fonte: G1