O índice de atividades turísticas avançou 11,9% em junho na comparação a maio, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das 12 unidades da federação pesquisadas, todas apresentaram taxas positivas, com destaque para Minas Gerais, que cresceu 19,7%.
Pela primeira vez, o Estado ultrapassou Rio de Janeiro e São Paulo, dois dos polos turísticos mais fortes do país, que registraram taxa de 12,4% e 5,3% de crescimento, respectivamente. O índice mineiro, além de ser o maior do que de todas as outras unidades da federação, ficou acima da média nacional (11,9%).
Segundo o IBGE, a taxa de atividades turísticas é positiva pelo segundo mês consecutivo, acumulando crescimento de 43,0%. O turismo, no entanto, ainda necessita crescer 29,5% para retornar ao patamar pré-pandemia, em fevereiro do ano passado. O resultado positivo é atribuído ao avanço da vacinação no país e à queda da curva de contágio pela Covid-19.
FONTE: O TEMPO