Tendo a frente o Comandante da 13ª Região da Polícia Militar, Cel Garrido, está sendo realizado na manhã de hoje (23), no Centro de Barbacena, o lançamento da patrulha Maria da Penha.
Com a participação especial da banda de música, o evento tem por objetivo enfatizar a prevenção da violência doméstica com distribuição de panfletos e visitas às vítimas inseridas no projeto.
Importante ressaltar que os militares, sargento Edgar e cabo Fabiana acompanham 45 mulheres vítimas de violência doméstica, sendo que 24 delas estão com medidas protetivas. De janeiro até este mês, 1.700 ocorrências envolvendo este tipo de crime já foram registradas pela Polícia Civil em Barbacena.
Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid, segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano.