A semana vai ser quente nas cidades da Zona da Mata e no Campo das Vertentes, de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas podem chegar aos 34 ºC em algumas cidades.
O céu vai ficar claro a parcialmente nublado até sexta-feira (27), e não há previsão de chuvas.
O órgão explicou que não há nenhum sistema em atuação nos próximos dias, mas uma massa de ar seco predomina sobre as regiões e mantém baixa a umidade relativa do ar. A previsão é de que os índices cheguem aos 30% durante a tarde, com máxima de 80% nas primeiras horas da manhã.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal de umidade do ar é entre 60% e 80% e, as regiões entram em estado de atenção quando a mínima fica abaixo dos 31%.
Esse tipo de clima pode causar ressecamento das vias aéreas superiores e inferiores, o que pode se desenvolver em quadros de bronquite, rinite, ressecamento da mucosa nasal e sangramento. Também podem surgir dermatites devido ao ressecamento da pele.
As temperaturas máximas serão altas durante a semana. As previsões do Inmet apontam que Muriaé e Leopoldina podem atingir os 34ºC, enquanto as demais cidades têm índices entre 27ºC e 31ºC. Nas mínimas, os termômetros devem registrar temperaturas entre 12ºC e 16ºC.
Em Barbacena, a previsão do tempo estima mínimas de 12ºC e máximas de 29ºC, segundo o Inmet.
Fonte: G1