Doação de órgãos acontece na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena

Por meio de um “sim” de uma família, aconteceu, no último domingo, 17, na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, um processo de doação de órgãos. 

A equipe da CIHDOTI (Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena tem a finalidade de organizar rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, salvando vidas. 

Ao permitir a doação de órgãos de um ente querido que veio a óbito na UTI, uma família levou a Santa Casa de Misericórdia a escrever mais um importante capítulo de sua trajetória em prol da vida.

No Bloco Cirúrgico, no final da manhã de domingo, dava-se início a retirada de córneas e  rins. Todo o procedimento foi realizado por equipe do MG Transplantes – Fundação Hospitalar de Minas Gerais – Fhemig. 

A Diretora Assistencial da Santa Casa, Marcilene Dornelas, disse, em homenagem ao Dia do Médico, comemorado ontem (18), que no último ano esses profissionais vivenciaram no decorrer de seus plantões perdas causadas pela pandemia, se dedicando em longas jornadas de trabalho desgastantes. Segundo ela, a doação de órgãos nos faz refletir que  nós não podemos desacreditar na continuidade da vida. 

Fonte: Santa Casa de Misericórdia de Barbacena