A congestão nasal ou nariz entupido é um problema comum que acomete uma parcela significativa da população. Apesar de parecer um quadro inofensivo, o desconforto é um motivo importante para procurar ajuda médica, já que pode ser sintoma de algumas doenças respiratórias. O otorrino do Santa Saúde, Tarssius Capelo Candido, fala sobre o assunto.
O médico explica que a congestão nasal é outro termo para o nariz entupido. Muitas vezes, é um sintoma de outro problema de saúde, como sinusite, rinite alérgica ou um resfriado comum, outras vezes pode ser causada por alterações na estrutura do nariz, como o desvio de septo.
Tarssius orienta que o ideal a ser feito quando há sensação de nariz entupido é lavagem nasal por meio de soro fisiológico. “Essa higienização do nariz permite uma hidratação correta e minimiza o contato com substâncias causadoras de alergias, que podem ser responsáveis pela obstrução nasal. No entanto, se a congestão nasal permanecer por semanas você deve procurar tratamento médico, já que pode ser uma condição que pode necessitar até mesmo de cirurgia.”
Por fim, o médico explica que o uso de medicações sem a prescrição de um médico pode acarretar em diversos problemas. “Em relação à obstrução nasal, é muito comum o uso de vasoconstritores, que são aquelas substâncias que trazem um alívio imediato. Porém, a longo prazo podem causar problemas cardíacos, úlcera, sangramento no nariz e por fim, não estão realizando o tratamento da causa, apenas minimizando temporariamente os sintomas.”, alerta.
Após reconhecer os sintomas da congestão nasal, é fundamental perceber a hora certa de consultar um médico. Nos quadros leves, a congestão não requer grande acompanhamento, porém, se os sintomas persistirem ou piorarem, é o momento de marcar uma consulta.
Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM
