Aos 101 anos, morre Marina Maria Lafayette de Andrada Ibrahim

Faleceu hoje, quinta-feira (06), aos 101 anos, em Belo Horizonte, Marina Maria Lafayette de Andrada Ibrahim, filha do Embaixador José Bonifácio. Ela deixa três filhos e muitos netos, querida por todos e dona de uma memória prodigiosa. Ela foi casada com o médico Mário Ibrahim, de tradicional família de Mariana (MG). Tia dos deputados Bonifácio Andrada e José Bonifácio (já falecidos). O velório será realizado amanhã, sexta (07), no Parque da Colina, em Belo Horizonte, das 11h às 13h.

Nascida na Chácara do Carmo, em Barbacena, na Região Central, Marina morou na Itália dos 8 aos quase 20 anos. Formada em história, em cursos na Itália, Portugal e Argentina, autora de sete livros e poliglota. Seus livros falam muito da família e, em especial, de seus pais e do que existia de melhor, no Brasil, da política, literatura e sociedade. Ainda foi entrevistada por Jô Soares, em programa que teve repercussão quando do lançamento de um de seus livros.

Marina Andrada, chamada por todos os Andradas e pessoas mais próximas de tia Marina, tinha o hábito de frequentar Barbacena, onde costumava fazer o primeiro lançamento de seus livros, após um tempo, por conta da saúde já não visitava como antes a cidade. Foi cidadã do mundo, pois, acompanhando os pais, morou mais de 20 anos fora do Brasil e mais uns 12 no Rio de Janeiro.

Uma de suas histórias marcantes são as cartas enviadas do front por um tenente francês, de quem se tornou madrinha durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), embora sem nunca terem se encontrado.

Com informações do Estado de Minas e Hoje em Dia