Tenente do Corpo de Bombeiros explica cuidados necessários com crianças em casa

Um menino de apenas 4 anos de idade caiu de uma altura de 12 metros de um prédio localizado no condomínio Vertentes, no bairro Grogotó. A criança está internada na Santa Casa em Barbacena, no setor de pediatria.

De acordo com uma moradora do local, as consequências poderiam ter sido muito piores, porém, vegetação e terra molhada amorteceram a queda da criança. A Polícia Militar foi ao local averiguar que não havia tela de proteção nas janelas do prédio.

A Tenente Maria de Fátima Heleno, da Segunda Companhia Independente de Bombeiros de Barbacena, fala sobre os cuidados que deve-se ter em casa para proteger as crianças. 

Ela passa algumas informações simples, porém de muita importância e que ajudam a evitar acidentes graves, como por exemplo a proteção das janelas. “As janelas devem possuir redes de proteção ou grades, se não for possível a instalação desses dispositivos, as janelas devem estar fechadas e trancadas, e não se pode colocar móveis que sirvam de apoio para acessá-las”. 

Ela também alerta sobre outros possíveis acidentes domésticos, alertando que banheiras e baldes devem sempre estar vazios, para evitar risco de afogamento. “É importante manter medicamentos e produtos de limpeza fora do alcance das crianças, da mesma forma, objetos pontiagudos devem estar bem guardados”, completou.

Por último, a Tenente afirma que o mais importante é nunca deixar a criança sozinha, “A criança deve ser supervisionada em tempo integral por um adulto.”