‘Garota de Ipanema’ se torna a música brasileira mais gravada de todos os tempos

Parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Garota de Ipanema é a canção brasileira mais gravada de todos os tempos, de acordo com um levantamento do Ecad. 

A liderança do ranking, anteriormente, era de Aquarela do Brasil, de autoria de Ary Barroso.

A partir de um novo levantamento com informações atualizadas no banco de dados da associação no fechamento do ano de 2021, a mudança foi constatada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). O último levantamento tinha sido realizado em outubro do ano passado, quando Aquarela do Brasil figurava em primeiro lugar e Garota de Ipanema em segundo.

Um dos grandes marcos da Bossa Nova, que já ganhou até versão em inglês cantada por Frank Sinatra ao lado de Jobim, foi gravada 423 vezes. A segunda colocada no ranking, Aquarela do Brasil, tem 416 gravações.

No top 5 de canções brasileiras mais gravadas estão também Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha, com 414 gravações, Asa Branca, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, com 361 gravações e Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, gravações 293 vezes.

De acordo com o Ecad, as alternâncias nesse ranking ocorrem a partir do cadastro de novas gravações de músicas nas associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) que administram o Ecad. 

Compositores, artistas e demais titulares se filiam a uma delas e atualizam os seus cadastros com as novas composições e gravações. São esses dados que formam o banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina.

Fonte: Itatiaia