Quatro dos oito tipos sanguíneos apresentam escassez crítica diante da falta de doadores, caracterizando a baixa do estoque da Fundação Hemominas. Quem trabalha no setor garante que o volume caiu bastante após o início da crise sanitária e do isolamento social forçado.
“Estamos com estoque em nível crítico, principalmente dos tipos sanguíneos O+ e O-. O primeiro está aproximadamente 64% abaixo do ideal, e o segundo, 54%. É um quadro que preocupa muito, porque são os tipos mais utilizados. O- é nosso doador universal”, diz Viviane Guerra, assessora de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas. Os tipos A- e B- também estão em baixa.
Com o intuito de incentivar a doação, a fundação flexibilizou algumas medidas sanitárias. Quem teve Covid-19 com sintomas precisa aguardar dez dias após melhora da doença. Sem sintomas, são dez dias após o teste positivo. Antes, o prazo era de um mês.
Já quem teve contato com pessoas com Covid-19, mas não testou positivo, deve aguardar sete dias, segundo a Hemominas. Quem teve sintomas respiratórios associados à febre, sem testagem para Covid-19, deve esperar 14 dias para doar. Para quem está na mesma situação, mas sem febre, o prazo é de dez dias.
Em Barbacena, as coletas de sangue acontecem nas segundas-feiras, das 9h às 15h, no Posto Avançado de Coleta Externa, localizado na rua Padre Toledo, s/n – anexo à Santa Casa – bairro São Sebastião. Agendamentos devem ser feitos pelo telefone: 3339-2400.
Fonte: O Tempo