A ansiedade é uma doença que acomete milhares de pessoas ao redor do mundo. Com a rotina cada vez mais intensa e uma vida constantemente conectada, falta tempo para relaxar e praticar atividades físicas, o que só aumenta os níveis de ansiedade.
Embora, atualmente, exista uma série de medicamentos indicados para o controle de quadros de ansiedade, hábitos de vida mais saudáveis têm se mostrado mais eficazes que qualquer tratamento químico. Dentre eles, a prática de exercícios físicos é extremamente potente no alívio do estresse.
O personal trainer e educador físico Leonardo Santos explica que além dos benefícios estéticos, a atividade física está diretamente relacionada à saúde mental. “Ela melhora o humor, a autoestima, reduz o estresse, melhora a concentração, estimula atividades cognitivas, ajuda a manter o peso ideal, aumenta o condicionamento físico e a resistência, dentre outros benefícios através da liberação da endorfina, o hormônio da alegria e bem estar, e também através da dopamina, que é um tranquilizante. Todo esse conjunto ajuda também no combate à ansiedade.”
As consequências do sedentarismo no bem estar emocional são muito graves, é o que afirma o profissional. Segundo ele, primeiro há a parte física, na alteração do peso, aumento da pressão arterial, colesterol elevado e problemas no fígado. “Além disso, pode-se perder a qualidade do sono, aumentando a ansiedade e até mesmo desencadeando uma depressão.”
Para quem quer começar a praticar atividade física alguns passos são importantes. Leonardo orienta que é preciso realizar alguns exames, ter uma alimentação balanceada e procurar uma modalidade que goste. “Além disso, não usar a falta de dinheiro como desculpa, já que há as caminhadas e as corridas. Criar metas alcançáveis, encaixar as atividades na rotina, começar devagar, respeitar os limites, escolher os melhores horários e não se sabotar”, afirma.
O educador físico informa, por fim, que não existe uma atividade física ideal no combate à ansiedade. Qualquer uma é indicada seja a caminhada, corrida, bicicleta, trilhas, musculação, crossfit. “O importante é encontrar uma atividade que dê prazer e motivação”, finaliza.
Fonte: Jornalismo 93 FM / Correio da Serra