Após 16 dias da operação em todo país, o dia D foi realizado no estado na última quarta-feira (18). Com 162 denúncias apuradas e 54 encaminhamentos aos Conselhos Tutelares, foram 13 vítimas resgatadas e 57 pessoas presas, além de sete menores apreendidos. O resultado aponta a identificação de 21 locais confirmados com práticas de exploração sexual de crianças e adolescentes.
De acordo com o último relatório extraído pela Superintendência de Integração e Planejamento Operacional (Sipo), ao longo da operação 2.618 locais foram fiscalizados, incluindo as paradas para motoristas localizadas em rodovias.
As equipes também apreenderam 25 kg de maconha, três de cocaína e 15 unidades de droga sintética. Além disso, cinco metralhadoras, sete carabinas e seis revólveres também foram retirados de circulação.
A Operação Integrada Parador 27, que têm foco no combate aos crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos teve início no começo do mês de maio, segunda-feira (2/5), em todo o país e está na sua segunda edição. A primeira edição, em 2021, mobilizou 4.675 policiais. Eles fiscalizam 1.832 locais e 6.888 veículos. Foram presas 105 pessoas e 38 menores foram resgatados.
Fonte: Agência Minas