Os ministérios da Justiça e do Turismo lançaram nesta semana uma cartilha que pretende ajudar os turistas, enquanto consumidores, que fazem uso do transporte rodoviário para fazerem suas viagens.
A publicação faz parte das atividades comemorativas dos 10 anos da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon).
Intitulada Consumidor Turista – Viajando de Carro explica sobre os direitos que devem ser observados antes da viagem e os direitos durante a viagem e durante a chegada ao destino.
De acordo com a Senacon, a cartilha apresenta informações que vão desde os melhores pontos turísticos brasileiros até onde encontrar uma oficina de confiança, principalmente nos trajetos de curta distância, uma tendência da retomada do consumo turístico.
“O objetivo é oferecer dicas e orientações que melhorem as relações de consumo no setor. Além de disponibilizar uma lista com números e contatos das rodovias federais sob concessão, a cartilha chega como um guia de bolso para os consumidores turistas”, explicou o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Anderson Torres.
Entre as dicas apresentadas na cartilha está a de fazer uma revisão no carro, em oficina mecânica de confiança, com especial atenção para pneus, freios e suspensão. Alerta também as documentações, tanto do veículo como do motorista, que devem estar sempre em dia.
Para ter acesso as informações completas acesse: gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/consumidor-turista
Fonte: Agência Brasil