Barbacena desperdiça cerca de 30% de toda água captada; entenda a situação

O Brasil desperdiça 39,2% de toda a água potável que é captada. Isso significa que a água não chega ao seu destino final. Essa quantidade desperdiçada seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano.

As informações são de um estudo inédito do Instituto Trata Brasil, feito a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2019.

A nossa reportagem procurou saber junto ao Serviço de Água e Saneamento (SAS) a situação do desperdício de água na cidade. Segundo o diretor da autarquia, o engenheiro civil Daniel Salgarello, hoje o SAS produz 17 milhões de litros d’água por dia e deste volume, pelo menos 30% são desperdiçados, ou seja, cinco milhões de litros. “A gente tem diversas formas de perda de água tanto nas tubulações, quanto nas estações de tratamento de água com a lavagem dos filtros. Tem ainda vazamentos que podem ocorrer nas redes mais antigas e temos problemas no hidrômetro, há ainda o furto de água que acarreta uma perda grande”, explica.

Segundo Daniel, é uma perda significativa mas que acontece em todas as companhias de saneamento. “Estamos sempre trabalhando para que a perda seja diminuída. Nós atuamos, por exemplo, em substituição das redes mais antigas. Mas vale lembrar que boa parte do volume de perdas é de vazamentos e furtos. O desperdício seria suficiente para abastecer parte dos lares sem acesso à água.” 

A população pode contribuir para evitar o desperdício. “Ao perceber que há um vazamento próximo a sua casa, comunique ao SAS. Outra coisa que não deve ser feito é o furto de água, porque você pode estar tirando de alguém que precisa. Outra situação é evitar o desperdício de água, evitando jogar na calçada e lavando rua porque essa água pode faltar para alguém.” 

Diretor da autarquia, o engenheiro civil Daniel Salgarello