A endometriose é uma doença ginecológica crônica que afeta principalmente mulheres em idade reprodutiva. A ginecologista Dra. Roberta Duarte aponta que a doença possui sintomas. Entre eles estão:
– a dor pélvica que surge no primeiro dia do período menstrual (Dismenorreia);
– a dor pélvica crônica;
– dores causadas nas relações sexuais (dispareunia profunda);
– alterações intestinais cíclicas;
– alterações urinárias;
– a dificuldade de engravidar.
A médica ainda afirma que apenas ter cólicas fortes não é garantia de endometriose. De acordo com ela, “Nós precisamos sim reconhecer os sintomas mas outras hipóteses diagnósticas precisam ser levantadas e também é preciso lançar mão de exames de imagem para definir melhor o diagnóstico”.
Outra dúvida comum sobre o tema é sobre a possibilidade de a doença causar câncer no ovário. Porém, segundo a Dra. Roberta, “Não podemos afirmar que a endometriose causa câncer de ovário. Existem estudos que vêm mostrando um aumento no risco de aparecimento de alguns tipos de tumores ovarianos, mas ainda precisamos de evidências mais robustas para realmente fazer esta afirmação”.
Endometriose pode causar infertilidade. “Existe uma grande associação entre endometriose e infertilidade. Alguns estudos mostram que 30 a 50% das mulheres com endometriose apresentam infertilidade”, conta a Dra. Roberta.
A médica afirma que a doença, se não tratada, pode afetar principalmente a pelve. Mas também afeta órgãos como ovários, intestino e peritônio. Além disso, ela aponta que fazer exercícios físicos diminui os riscos da endometriose.
