Confira dicas e cuidados com os olhos durante o inverno

O tempo seco do inverno requer muitos cuidados. Além dos problemas respiratórios, os olhos sofrem bastante com a baixa umidade do ar. O ressecamento das lágrimas pode provocar a síndrome do olho seco, formada por vários fatores que levam à má lubrificação do olho. Os sintomas são ardência e sensação de areia nos olhos.

Segundo o médico oftalmologista Rodrigo Dias, as consequências do tempo seco e clima frio para a saúde ocular são as mais diversas. “Afeta a produção e evaporação das lágrimas. Isso vai trazer consequências. Por exemplo, a síndrome do olho seco. Os sintomas são a irritação, sensação de um corpo estranho nos olhos, baixa visual, borramento na hora de leitura e intolerância à claridade”, explica. 

Algumas pessoas são mais propensas a ter o olho ressecado. O médico explica que isso pode estar associado a diversos fatores, como as pessoas que fazem uso de alguns medicamentos como os antidepressivos, anticoncepcionais orais, medicamentos para o tratamento de alergia. Pessoas que possuem doença de circulação também podem ter olho seco. “Outro fator importante seria o uso excessivo das telas de computador e celular. Já foi provado que as pessoas que ficam muito tempo nessas telas ficam tão atentas que faz com que elas pisquem menos. Isso vai diminuir a lubrificação, o que resseca os olhos.” 

O médico explica ainda que algumas medidas podem ajudar a evitar e prevenir o problema. “Uma boa medida é o uso de colírios lubrificante de umidificadores de ambiente. Além disso, é ideal evitar ficar com o rosto voltado para o ar condicionado ou ventilador. E claro, evitar o uso excessivo de eletrônicos. Quem trabalha utilizando esse tipo de aparelho, como o computador, deve fazer pausas, fechar os olhos e usar o colírio. O uso de óculos de proteção também pode ajudar no alívio dos sintomas”, conclui.