As campanhas de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) investiram o total de R$ 31,7 milhões em propaganda política nas plataformas do Google, neste segundo turno.
Candidato à reeleição, Bolsonaro gastou cerca de R$ 28 milhões (R$ 27.929.500) para promover 1.068 anúncios entre os dias 3 e 28 de outubro. Neste mesmo período, Lula pagou R$ 9 milhões (R$ 9.157.000) para impulsionar 774 propagandas.
Ambos os gastos concentram investimentos em anúncio político no formato de vídeo. Os dados são Relatório de Transparência de Anúncios Políticos, plataforma atualizada em tempo real pelo Google.
Enquanto Bolsonaro investiu cinco vezes mais em publicidade eleitoral nesta segunda etapa do pleito se comparado ao primeiro turno; Lula reduziu o valor investido em impulsionamento.
No primeiro turno, o petista gastou R$ 11,7 milhões para promover 1.907 anúncio. Bolsonaro, por sua vez, utilizou R$ 4,5 milhões para impulsionar 149 propagandas.
Nesta segunda etapa, os maiores gastos em impulsionamento foram destinados aos estados do Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que concentram os três maiores colégios eleitorais do país.
Bolsonaro aposta mais no Sudeste no segundo turno
Eleitores e internautas foram inundados com uma enxurrada de anúncios dos presidenciáveis nessa última semana. Nesta reta final, Jair Bolsonaro chegou gastar mais R$ 400 mil em impulsionamento em um único dia para o estado de Minas Gerais. Na mesma data, 27 de outubro, Lula investiu R$ 339 mil.
O estado, que reproduziu no cenário regional o mesmo percentual de votos válidos para os presidentes no âmbito nacional, é palco de intensas agendas dos presidenciáveis neste segundo turno. Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil — são 16,2 milhões de eleitores (10% do total) –, ficando atrás apenas de São Paulo – 34,6 milhões de eleitores (22,16% % do total) .
Fonte: O Tempo