O município de Barbacena declarou “situação de emergência nas áreas do município afetadas por tempestades”. A publicação foi feita no Diário Oficial Eletrônico de quarta-feira (16).
O Decreto Municipal 9.248 traz a seguinte declaração: “em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimas dias, foram registrados deslizamentos de taludes, quedas de pontes, queda de árvores, danos em residências e vias públicas. O decreto de emergência autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, na reabilitação do cenário e reconstrução e, ainda autoriza a convocação de voluntários, realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, tudo com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.”
Além disso, a Defesa Civil divulgou ontem (17) um relatório sobre os efeitos das chuvas da última segunda-feira (14) em Barbacena. De acordo com esse documento, 24 pessoas estão desalojadas na cidade. Além disso, 14 imóveis foram atingidos e sete casas foram interditadas.
Nenhuma pessoa precisou ser hospitalizada nem encaminhada para os serviços de saúde. A Defesa Civil informou ainda que está fazendo o monitoramento de áreas de alto risco de deslizamento e inundações. A população nas áreas de alto risco foi orientada quanto às providências e ações de segurança a serem adotadas em caso de anormalidade.
Fonte: Prefeitura de Barbacena