Pesquisadoras de moda falam sobre o novo uniforme da seleção brasileira

A moda e o esporte caminham juntos. Pensando nisso, os elementos de um uniforme passam mensagens sobre a história de um país. O jogo do Brasil ontem marcou a primeira vez que a seleção entrou em campo com a camisa com estampa da onça-pintada, animal símbolo da biodiversidade nacional.

O novo uniforme foi divulgado em agosto deste ano pela Nike e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Não só a blusa amarela, mas a azul também conta com o detalhe da estampa. Além de ser um animal muito presente no país, a coleção demonstra a “garra brasileira” e o estilo de jogo ofensivo, feroz e criativo buscado pela seleção.

Paula Acioli, pesquisadora e analista de moda, afirma que “a Copa do Mundo é a Semana de Moda do futebol internacional” e o novo uniforme do Brasil representa também um ar futurista para a coleção.

Apesar do detalhe futurista, a pesquisadora ressalta o uniforme tradicional amarelinho, em detalhes em verde. Outros detalhes já vem sendo adotados desde outras edições no mundial, como modelagem mais ajustada e gola minimalista.

A estilista e consultora de moda, Manu Carvalho, relembra os uniformes utilizados pela seleção em outras edições do mundial e afirma que houve evoluções no modelo, sem deixar de lado os elementos vitais da marca. Além de original, a camisa associa um elemento do mundo animal, a onça, comumente utilizada em roupas femininas, para o uniforme masculino. O detalhe é importante em um momento em que se debate  tantas questões de gênero. 

Fonte: Extra