Chuvas fortes provocam danos em Barbacena

Na noite desta segunda-feira (28), Barbacena foi atingida por um forte temporal. A chuva veio acompanhada de granizo e ventos fortes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva foi de 32,2 mm às 19h, quando a chuva foi mais forte. Às 20h, segundo o Inmet, ainda choveu 22 mm.

De acordo com o Instituto, chuvas intensas variam entre 20 e 30 mm por hora e podem ter ventos de até 60 km/h. Ontem, a velocidade máxima do vento também foi às 19h, quando atingiram cerca de 28 km/h.

A chuva deixou ao menos 14 pessoas desalojadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, elas foram encaminhadas para residências de familiares. No bairro Santa Maria, um muro dos fundos da residência desabou. A casa atingida e algumas residências vizinhas foram interditadas temporariamente após avaliação da Defesa Civil.

Ainda segundo os bombeiros, duas residências no bairro Nossa Senhora do Carmo foram atingidas por alagamento. Água e lama invadiram as casas provocando danos materiais. Nenhuma pessoa ficou ferida.

Além disso, outros pontos da cidade ficaram alagados, como a rua Bahia, Jaime do Rego Macedo e Cruz das Almas. Além disso, segundo o Corpo de Bombeiros um poste de luz próximo à ponte dos três moinhos sofreu uma inclinação e o local foi isolado. O Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil Municipal e outras secretarias da Prefeitura de Barbacena estão atuando nas ações de resposta às chuvas na cidade. 

O Inmet aponta ainda um perigo de chuva intensa de até 50mm e ventos entre 40 e 60km/h, válido até às 10h de hoje, mas o alerta pode ser renovado. Ainda de acordo com o instituto, hoje a previsão continua indicando muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas pela manhã e à tarde, além de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à noite.