O Procon de Barbacena divulgou um balanço das reclamações recebidas pelo órgão em 2022. Ao todo, foram 1.552 ocorrências registradas. As empresas mais frequentes nas reclamações foram a Oi (77), a Cemig (70) e a Claro S/A (70).
Ainda de acordo com o relatório, as campeãs de reclamações são as empresas de telefonia, energia elétrica, bancos, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, e clínicas odontológicas. Segundo o Procon, esse é o mesmo padrão registrado em outros Procons.
No caso da Cemig, um dos principais motivos das queixas foi o aumento dos valores das faturas para pagamento. O Procon não explicou quais foram as causas de reclamações nas demais empresas. A lista das 10 que mais receberam reclamações foram:
1º – OI: 77 reclamações
2º – CEMIG: 73 reclamações
3º – CLARO S/A: 70 reclamações
4º – BANCO ITAÚ: 56 reclamações
5º – BANCO PAN S/A: 55 reclamações
6º – VIA VAREJO S/A: 48 reclamações
7º – VIVO: 41 reclamações
8º – BANCO BRADESCO: 40 reclamações
9º – BANCO MERCANTIL: 39 reclamações
10º – BANCO BMG: 32 reclamações
Em 2022, o Procon resolveu 77,79% das ocorrências registradas. Segundo o relatório, 1.171 registros foram finalizados e 370 ainda aguardam resposta das empresas. Entre as ocorrências resolvidas, 911 foram classificadas como atendidas e 260 como não atendidas.
Fonte: Prefeitura de Barbacena