A cerveja ficou mais cara desde fevereiro de 2020. Segundo um levantamento realizado pela XP Investimentos, desde o último carnaval de rua, antes da pandemia, o preço da cerveja para consumo fora do domicílio ficou 14,8% mais cara. O aumento foi ainda maior quando o assunto é a compra de bebidas nos supermercados e lojas, chegando a 24,5%.
Além da cerveja, o carnaval ficou mais caro para aqueles que decidiram comemorar em outra cidade. O mesmo levantamento realizado pela XP, aponta que as passagens aéreas ficaram 40% mais caras em relação à 2020 e, se comparar com o último ano, o aumento foi de 71%. Segundo a especialista, a diferença observada se deu, também, pelas medidas de isolamento social que, durante a pandemia, diminuiu o valor das passagens.
As passagens de ônibus também passaram por aumento, entretanto não foram tão impactantes quanto às passagens aéreas. Os preços das passagens de ônibus interestaduais aumentaram 10,6% em relação a 2020, e 9,6% em relação a 2022.
Outro levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) lista 26 itens que acumularam a inflação nos últimos 12 meses. Entre eles, a inflação do Carnaval aumentou em 15,50%.
Fonte: G1