Nem Barbacena nem Minas Gerais conseguiu atingir a meta de vacinação contra a gripe. Com o fim da campanha, ontem (31), o estado tinha imunizado apenas 63,31% das crianças, gestantes, idosos, puérperas, professores e trabalhadores da saúde, enquanto a meta é de 90% de cobertura vacinal. Em Barbacena, a média foi ainda menor, com apenas 46,85% desse público imunizado.
A campanha de vacinação contra a influenza foi realizada entre abril e julho de 2023. Ao todo, foram aplicadas 6.640.821 doses da vacina em Minas e 33.471 doses em Barbacena. Os dados são do painel da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de 2023 do Ministério da Saúde.
Nesse cenário, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orientou que os municípios avaliem a realidade local e os estoques disponíveis do imunizante para prosseguirem com a vacinação em seus territórios.
O último dia de julho também marcou o encerramento da ampliação da estratégia de vacinação contra a meningite. Desde novembro de 2022, mineiros com idade a partir de 16 anos puderam tomar a vacina. Com a estratégia, 2.640.164 doses da vacina foram aplicadas até o dia 10 de julho.
Já a vacinação contra o coronavírus continua. Podem se imunizar pessoas com idade a partir de 6 meses. O objetivo da vacinação é evitar casos graves e óbitos associados à doença, principalmente nos grupos de risco.
Com informações da Agência Minas e do Ministério da Saúde