Índices preocupantes de agrotóxico na água são registrados em Alfredo Vasconcelos e Ibertioga

Alfredo Vasconcelos e Ibertioga registraram níveis de agrotóxicos na rede de abastecimento de água acima do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde. A pesquisa foi feita pela própria pasta e os dados foram divulgados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua). O levantamento é da ONG Repórter Brasil.

Os testes na água foram realizados ao longo de 2022 e 28 municípios brasileiros, sendo 13 em Minas Gerais, tiveram registros de agrotóxicos perigosos acima do limite de segurança. Os estados afetados são Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Tocantins.

Segundo especialistas, entre os riscos de consumir frequentemente água com alto índice de agrotóxicos estão o aumento do risco de desenvolver câncer e distúrbios hormonais, além de problemas no sistema nervoso, nos rins e no fígado. Porém, o consumo esporádico tem baixos riscos para a saúde.

No caso de Alfredo Vasconcelos, um teste registrou alta concentração de agrotóxicos perigosos e nove testes registraram índices abaixo do máximo permitido. Já em Ibertioga foram dois testes acima e 334 testes abaixo.

Nas duas cidades, a empresa responsável pelo abastecimento de água é a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Em nota, a Copasa afirmou “que tem como prioridade prezar pelo compromisso de oferecer os melhores serviços aos seus clientes, com o foco não só na quantidade e na regularidade, mas também na qualidade da água distribuída à população”.

Ainda de acordo com a companhia, “a vigilância e o rigoroso controle da qualidade da água configuram-se como um processo valoroso para a empresa, razão pela qual salienta que a água tratada e distribuída se encontra dentro dos padrões de potabilidade, não representando quaisquer riscos à saúde das populações atendidas”.

Além disso, “eventuais resultados anormais nas análises de qualidade de água dão origem a novas coletas amostrais […] e, se necessário, inspeção sanitária para identificar possíveis causas e providências imediatas para a eliminação dessas causas e correção de problemas pontuais constatados”.

Com informações do Repórter Brasil