O candidato ao emprego se esforça para fazer o currículo que considera perfeito para conseguir a vaga. Mesmo tendo as melhores qualificações e anos de experiência profissional, não está tendo o retorno que esperava, ou seja, não é chamado para entrevistas.
Segundo Andrew Fennell, especialista em carreiras e diretor da StandOut CV em Londres, em artigo na Forbes, a razão para não conseguir emplacar o currículo está na capacidade de transmitir aos recrutadores que o documento é adequado para a vaga.
Veja abaixo as cinco razões de não conseguir emplacar o currículo e ser chamado para entrevista, segundo Fennell:
1. Você não fez pesquisa de mercado
Vender-se no mercado de trabalho não é diferente de vender um produto ou serviço – você precisa entender seu mercado e fornecer uma solução para os problemas. Em termos de busca de emprego, isso significa que você precisa entender o que os empregadores querem de um candidato em sua área – e mostrar a eles que você tem esses atributos.
2. Você complicou demais o design
Um erro comum que os candidatos a emprego cometem é exagerar na formatação do currículo. De layouts complicados a esquemas de cores confusos e fontes elaboradas, muitas pessoas se deixam levar pela estética e não conseguem criar uma experiência de leitura fácil ou destacar as informações principais. Mantenha seu formato simples, organizado, limpo e direto ao ponto. Concentre-se em tornar o currículo fácil para os recrutadores ocupados.
3. Seu currículo é muito longo
Embora as pessoas achem que todos os currículos são lidos na íntegra, a realidade é que os recrutadores normalmente têm um número limitado de horas por dia para lê-los. Currículos longos não são lidos na íntegra e, às vezes, informações importantes ficam escondidas na parte inferior, o que faz com que bons candidatos sejam ignorados.
4. Você não se concentrou nos resultados
É necessário escrever sobre suas responsabilidades, mas, para chamar a atenção de um recrutador você deve descrever o impacto delas. Os empregadores estão procurando pessoas que possam fazer uma diferença perceptível em seus negócios, então você pode provar isso aos recrutadores incluindo resultados quantificados em seu currículo.
5. Você não atualizou o currículo para 2021
A maior “virada de jogo” em 2020 foi a Covid-19. A pandemia mudou drasticamente o mundo do trabalho e provavelmente reduziu o número de vagas abertas para você no curto prazo. As empresas valorizam principalmente a flexibilidade e capacidade de se adaptar rapidamente a novas situações. Com isso em mente, certifique-se de que seu currículo destaca sua desenvoltura e vontade de se adaptar a mudanças.
Fonte: G1