A sátira poética do Padre Correia de Almeida no YouTube – Débora Marcier

Palestra virtual relembra a obra do Padre Mestre Correia de Almeida publicada na imprensa de Barbacena no século XIX

Neste sábado, dia 6 de novembro, às 19 horas com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Associação Médica de Barbacena, será apresentada a palestra, “Notícias do Padre Correia de Almeida em antigos jornais de Barbacena – Período de 1881-1905”. O palestrante será o médico, professor universitário e pesquisador Luiz Mauro Andrade da Fonseca. Organizador de uma ampla pesquisa que levantou as publicações literárias e notícias na imprensa local sobre o Padre José Joaquim Correia de Almeida (1821-1905), a palestra relembra um dos personagens mais instigantes da literatura brasileira. Segundo o pesquisador, apesar de ser um religioso conservador Correia de Almeida foi um dos melhores poetas satíricos do seu tempo, com uma obra em versos cheia de sarcasmo e críticas sociais.

A palestra terá ainda comentários do historiador e membro da Academia Barbacenense de Letras, Edson Brandão, com mediação do Dr. Flávio Martins, atual presidente da Associação Médica de Barbacena. O evento é uma iniciativa da AMBA e do Centro de Memória Belisário Penna.

Para acessar o canal da AMBA, vá ao Youtube e procure: Associação Médica Barbacena

Quem foi o padre Correia de Almeida

José Joaquim Correia de Almeida (1820-1905) faz parte do período oitocentista da literatura brasileira. Optou primordialmente pela arte poética. Dedicou-se ao gênero lírico. Criou sátiras, epigramas, sonetos e outras modalidades afins. Tanto uma formação humanista quanto um espírito crítico podem ser inferidos de seus poemas. Estudou Língua Portuguesa, Latim, Música e Religião. O meio em que foi educado e sua abertura para abordar, questionar e opinar sobre diversos temas também evidenciam sua dimensão cosmopolita, muitas vezes, mimética, desconcertante, mas jamais eivada de rudeza. Segundo o escritor Mário Celso Rios (1954-2020) que se dedicou a estudar a obra do poeta barbacenense, “a associação entre texto e contexto, o confronto entre o erudito e o popular, as culturas díspares, o sagrado e o profano são questões universais e atemporais mas que na obra do Padre ganham mais impacto pelo humor”.

Conheça alguns trechos da poesia satírica do Padre Correia de Almeida:

Se falta recreio
Aqui, Barbacena,
Procuro-o na pena
Que é lícito meio.
Se escrevo ou se leio,
cidade pequena
a paz mais serena
desfruto em teu seio.
E nestes lazeres
que as ruas nos dão,
Eu fujo dos pulhas,
E escapo das bulhas
O poeta manifesta afeto pela cidade em que veio à luz e o que lhe chama atenção. Esse sentimento aparece em outras composições poéticas (MCR).

EPIGRAMA

Quereis ter no parlamento
Discursos de papagaios?
Sobrecarregai o orçamento,
Pagai-os, e bem, pagai-os!

(Sátiras… 1876. Laemmert. RJ).

O tema serviço público e o comportamento de certos agentes em cargos elevados ganha ênfase na quadra acima. Poucas palavras. Vogais abertas ganham destaque ao criar a imitação de um som natural (MCR).