No próximo dia 14 de junho, os alunos do Curso de Fisioterapia do Unipac Barbacena realizam uma ação de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. O evento faz parte do Junho Violeta, mês instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientização e combate a atos de violência contra os idosos. O objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa.
Em Barbacena, a ação dos alunos do Unipac acontece das 9h às 12h, na Praça dos Andradas, e é destinada ao público em geral. Na ocasião, serão disponibilizadas informações sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa e como denunciar, bem como alguns testes de equilíbrio, de funcionalidade e de cognitivo, além de instruções voltadas para a promoção da conscientização da sociedade sobre a importância do respeito, proteção e valorização da pessoa idosa; explicar os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa (física, psicológica, financeira, negligência, entre outros); sensibilizar a comunidade quanto à responsabilidade coletiva na defesa dos direitos dos idosos; entre outros.
Denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser realizadas pelo Disque 100, o canal de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). O serviço é gratuito e funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, e pode ser acionado pelo site oficial, com atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e pelo WhatsApp (61) 99611-0100.
Imagem: Arquivo UNIPAC