Agroindústria em Barbacena produz mais de 100 toneladas anuais 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) concluiu um novo levantamento sobre as agroindústrias familiares do estado. Foram identificadas 32.615 unidades de processamento, em 737 municípios mineiros.

O relatório mostra que a produção das agroindústrias familiares foi superior a 148 mil toneladas. O estudo também mostrou que, do total de agroindústrias familiares em Minas, 98,1% são individuais. Os dados são referentes a 2023, e apontam que, em Barbacena, o número de agroindústrias familiares chega a 29, com uma produção total de 126,8 toneladas anuais.

O levantamento da Emater-MG faz parte do Safra Agroindústria. É um sistema eletrônico criado pela empresa, para uso interno, no qual os dados da produção de alimentos são apurados e inseridos, anualmente, pelos técnicos que trabalham nos municípios mineiros.

O levantamento sobre agroindústrias familiares é composto por 12 categorias: carnes, frutas, cana-de-açúcar, mandioca, milho, mel, quitanda, hortaliças e condimentos, leite, queijos artesanais, café e ovos. São consideradas agroindústrias as unidades de processamento de alimentos que realizam qualquer tipo de ação (produza, beneficie, prepare, transforme, manipule, fracione, receba, embale, reembale, acondicione, conserve, armazene) para a comercialização regular. As exceções são as agroindústrias de carne, pescado e derivados. As espécies animais devem ser abatidas em abatedouros/frigoríficos específicos para serem consideradas como agroindústrias.