Sete das 14 macrorregiões de Saúde se encontrarão na onda vermelha do plano Minas Consciente durante a próxima semana. Por isso, na semana do Natal será permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias e bancos nas macrorregiões de Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste e Centro-Sul.
Segundo o secretário adjunto de Estado de Saúde, Marcelo Cabral, o atual cenário é de atenção, diante ao aumento de 6,4% de casos na última semana e de um leve crescimento de 2% na incidência da Covid-19 em todo o estado.
Esse aumento no número de casos pode estar relacionado a diversos motivos, principalmente, ao relaxamento das pessoas em relação à pandemia. Pode-se perceber que, com as flexibilizações, muitas pessoas escolheram viver normalmente suas vidas e deixaram de se preocupar com o vírus que ainda está circulando em nosso dia a dia.
A psicóloga Thais Guimarães comenta que há uma explicação para esse relaxamento e explica que as pessoas estão cansadas de ficarem isoladas socialmente. ”Nosso corpo é preparado para lutar ou fugir quando estamos em situação de risco, e o fato de não podermos ver este perigo (Coronavírus) concretamente faz com que algumas pessoas sintam dúvida da importância do cumprimento do isolamento social e fiquem mais cansadas, ansiosas e estressadas.”, explica.
Thais diz que a procura por consultas psicológicas aumentou consideravelmente devido aos vários imprevistos que ocorreram em muitas relações familiares e sociais devido à pandemia. “Desde o início do isolamento as pessoas começaram a buscar ajuda para lidar com a nova rotina, as incertezas, os distúrbios alimentares variados, aumento do consumo de álcool, aumento de drogas ilícitas, violência doméstica, sentimento de impotência, entre outras questões que afetaram profundamente grande parte da sociedade durante esse ano.”, contou.
A profissional de psicologia conclui que, após a pandemia, as pessoas passarão a cuidar, ou já estão cuidando, cada vez mais da saúde mental. “Isso acontecerá, pois elas vão querer aprender a lidar com esses imprevistos que surgiram no mundo, a lidar com a dificuldade de viver o agora, o amanhã, e entenderão a necessidade de cuidar da própria mente.”, finalizou.