Alerta: Barbacena registrou mais de mil casos de estelionato em 2021

Crimes praticados por estelionatários cresceram de forma significativa no último ano em Barbacena. Segundo levantamentos feitos pela Polícia Militar, em 2018, foram registradas 303 ocorrências. Em 2019, o número foi de 361. Em 2020, foram 783. Já em 2021, o número chama atenção: 1.008 registros. 

Segundo o Comandante da 60 Companhia de Policiamento, Capitão Loschi, uma das principais causas para esse aumento foi a pandemia de covid. “As pessoas passaram a utilizar cada vez mais os meios eletrônicos para fazer transações bancárias, compras e negociações. E isso exige algumas cautelas de segurança”, explica. 

Um dos principais tipos de golpes aplicados na cidade, segundo a PM, é a clonagem de WhatsApp, que tem se tornado cada vez mais comum. “A pessoa utiliza um código que é emitido pela própria empresa desenvolvedora do aplicativo e com ele, o estelionatário consegue clonar e ter domínio sobre as ações da conta de WhatsApp de uma pessoa durante certo tempo. Esse golpe tem feito muitas vítimas na cidade, já que os golpistas fingem ser a pessoa que clonaram a conta e pedem empréstimos e transferências de pix para os contatos”, conta.  

Como forma de prevenção, o Capitão orienta que a população ative a confirmação em duas etapas do aplicativo. “Basta ir em configurações, conta e logo após clicar em confirmação em duas etapas. A pessoa vai emitir uma segunda senha, que de vez em quando ela vai ter que confirmar, mas isso vai dificultar e tornar quase impossível o golpe.”

O Capitão alerta ainda para outros tipos de golpes aplicados. Um deles é o golpe aplicado durante compra e venda de veículos em sites utilizados para divulgação. “O golpista clona o anúncio em um valor mais barato e atrativo e começa a negociar. Outro golpe é o falso sequestro em que o golpista liga para o telefone da pessoa, já com alguns dados de um familiar dessa pessoa e simula que está com esse parente sequestrado. Em alguns casos, o golpista coloca uma pessoa fingindo que está chorando para parecer mais real”, alerta. 

Em caso de golpe ou para denúncias, basta ligar na Polícia Militar no 190 ou para fazer uma denúncia anônima basta ligar no 181. 

Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM