Nesta segunda-feira (11), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai promover uma audiência pública para discutir a situação dos leitos de UTI em Barbacena. A reunião será feita pela Comissão de Direitos Humanos às 14h, com participação de representantes do Conselho de Saúde de Barbacena e de outras pessoas ligadas ao tema.
Entre os principais tópicos debatidos estará a falta de leitos de UTI na macrorregião Centro Sul do estado. Além de Barbacena, a região inclui outros 50 municípios, somando uma população de cerca de 800 mil pessoas.
Uma das reivindicações é a realização de 10 leitos de tratamento intensivo no Hospital Policlínica de Barbacena. Esses leitos atenderam quase 4 mil pacientes durante a pandemia, mas foram desativados em 2022.
A Policlínica acionou a Defensoria Pública de Minas Gerais sobre a situação dos leitos. A justificativa é que, segundo o SusFácil, entre janeiro e novembro de 2023, 346 pessoas morreram devido à falta de vagas em UTIs na macrorregião.
Ao todo, são 85 leitos de CTI disponíveis pelo SUS na macrorregião Centro-Sul. Porém, conforme o superintendente regional de Saúde de Barbacena, Renato dos Reis, ainda são necessários mais 19 leitos de UTI para atendimento de adultos e nove para atendimento pediátrico.
Com informações da ALMG