Aluno do colégio Tiradentes é medalha de prata na Olimpíada Mandacaru de Matemática

Pietro Bertolin Maia Moreira, 12 anos, aluno do Colégio Tiradentes, está cursando o sétimo ano do ensino fundamental. Ele foi o único mineiro selecionado entre os 50 finalistas da Olimpíada Mandacaru de Matemática. Em uma prova com 21 questões, sendo 20 objetivas e uma aberta, ele conquistou a medalha de prata. A competição aconteceu no dia 19 de agosto, foram 40 mil estudantes, no nível Luiz Gonzaga, o nível que abrange alunos do sexto e sétimo ano. 

Quando perguntamos a Pietro quando ele descobriu que gostava de matemática a resposta foi simples: “Percebi que gostava mesmo desde o primeiro ano, quando percebi que tinha mais vontade de fazer as questões de matemática do que das outras matérias.”

“Eu lembro que no início eu não queria fazer a prova porque eu estava nervoso, tinha quase nenhuma experiência, ficava muito nervoso achando que eu poderia ir muito mal, mas no final eu fui prata.” comentou sobre o dia da prova. Ele ainda acrescentou que estava assistindo suas aulas e se revezando para resolver as questões: “No online é muito difícil todos terem uma conexão de internet boa, então eu dava aquela fugidinha, quando o professor caia da aula eu ia lá tentar fazer a prova.”.

O aluno também foi medalhista da Olimpíada Nacional de Ciências, que aconteceu  no dia 04 de setembro. “Na primeira fase eu fui muito mal, valendo 10 eu fiquei com 6,5. Eram 10 questões, eu apenas consegui responder oito, faltando um minuto eu fui para oitava questão, era uma prova que além de matemática abrangia outras matérias.” explica o aluno que, mesmo sem responder todas as questões, garantiu o ouro.

Ele ainda revela que quase desistiu, mas com o apoio da mãe, enviou as questões, por isso que ele dedica o ouro a ela. “Eu agradeço muito aos meus professores do Colégio Tiradentes. Eu acho que todo mundo tem como ganhar, mesmo sendo a primeira ou já tendo experiência, acho que todos tem uma grande capacidade para participar”, conta.