Alunos barbacenenses são finalistas na Olimpíada Brasileira de Agropecuária 

Alunos do curso técnico em Zootecnia de Barbacena estão entre os finalistas da 13ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Juntamente com a equipe barbacenense, estão outras duas equipes do Senar Minas, a equipe de Zootecnia de Conselheiro Lafaiete e a equipe do curso de Técnico em Floresta, do Polo de Manhuaçu. Ao todo, são 10 times finalistas, que passaram pela etapa virtual e agora irão até a cidade de Barretos para a final da competição, que acontecerá entre 19 e 22 de junho.

A equipe Lepecid, do polo de Barbacena, é formada pelos estudantes Guilherme Costa, Pablo Justo e Matheus Valois, orientados por Vilma Matias. Orientadora de duas equipes finalistas, Manhuaçu e Barbacena, Vilma Matias, destaca a importância do campeonato e que as possibilidades de aprendizado vão além das possibilidades de vencer. “É uma oportunidade de reforçar a importância do trabalho em equipe e da busca por conhecimento”, afirma.

O jovem Matheus confirma que a competição promove grandes ensinamentos. “Além de testarmos os nossos conhecimentos, testamos também nossa amizade, nosso empenho e dedicação em busca dos sonhos e objetivos”, conta. Ele ainda destacou a força do curso e do acolhimento do Sindicato Rural de Barbacena, que segundo Matheus “são fundamentais nesse processo”.

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é um campeonato destinado a estudantes de cursos técnicos nas modalidades integrado/concomitante e subsequente. A competição é promovida pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e tem intuito de incentivar jovens a participarem de iniciação científica e promover o intercâmbio de ideias.