Uma equipe de alunos do colégio Imaculada Conceição de Barbacena, tiveram a iniciativa de criar o projeto “Frutos do Bem” que tem como objetivo ajudar as pessoas com necessidades. Uma das ações é o recolhimento de lacres de latinhas de bebidas, uma ideia que surgiu da aluna Lara Machado, de 13 anos.Como resultado, os alunos conseguiram juntar mais de 170 garrafas pets de dois litros, cheias lacres, que foram vendidas. Com o dinheiro foi possível comprar cadeiras de banho e uma cadeira de rodas que foram doadas para instituições da cidade.
Lara Machado conta que estava em um restaurante quando teve o primeiro contato com a “Campanha do Lacre”, algo que mexeu com ela. Depois de conversar com suas amigas e com a supervisão da escola, que aprovou o projeto, as ações começaram.
Lara explica que os alunos e seus familiares juntaram os lacres e os levaram para a professora responsável. “Desde então ficamos surpresos com o desempenho. No final de 2019, conseguimos mais de 170 garrafas pet cheias de lacre”.
A equipe do colégio Imaculada junto com o pai de uma aluna levaram os lacres para um ferro velho, onde as caixas de papelão, as garrafas pet e os lacres foram vendidas. O valor arrecadado foi de R$974,00, o que possibilitou a compra de uma cadeira de rodas e duas cadeiras de banho. As instituições que receberam essa doação foram: “Lar das velhinhas”, “O velho amigo” e o “Lar Frederico Ozanan”.
A aluna se emociona ao relatar a experiência: “Eu me senti muito grata por estar ajudando as pessoas. Adriana Fernandes, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, também se emocionou com a campanha: “Foi emocionante acompanhar cada uma das etapas desse projeto, ver a iniciativa e protagonismo das crianças e o amor ao próximo percebido em cada uma das atitudes.“
O projeto já tem planos para 2022, além da continuação do projeto do lacre, outras criações estão por vir. Lara ainda deixa um recado: “Eu gostaria de pedir a colaboração de todos, comece a juntar os lacres, ou pilhas e baterias na sua casa, junto com a sua família, vizinhos e amigos, e o que você conseguir juntar, pode deixar lá no Colégio Imaculada”, conclui.