Antônio Carlos e Santa Bárbara do Tugúrio estão em situação de emergência devido às chuvas

Os municípios de Antônio Carlos e Santa Bárbara do Tugúrio decretaram situação de emergência devido às chuvas nas cidades. 

Em Antônio Carlos, houve o registro de ocorrências como o alagamento do pátio da Prefeitura Municipal, o bloqueio de estradas vicinais e as vias de acesso, além dos danos causados pelas enxurradas e deslizamentos. 

Essas ocorrências foram caracterizadas como Desastre de Nível II, sendo necessárias providências urgentes para abrigar os atingidos. Por isso, foi decretado estado de emergência nas áreas do município. 

Já em Santa Barbara do Tugurio, o decreto foi publicado no dia 07. Na cidade, a Defesa Civil relatou problemas estruturais em uma ponte que liga o bairro Sagrado Coração de Jesus e o Centro. Essa ponte serve de acesso de diversas comunidades rurais do município.

De acordo com a Defesa Civil, um muro de contenção no Bairro Sagrada Família cedeu. Além disso, um muro de arrimo de uma casa próxima ao Parque de Exposições de Santa Bárbara desabou. Os muros das casas vizinhas também correm risco de desabamento.

Em ambas as cidades foi autorizada a mobilização de todos os órgãos da Prefeitura para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas. Além disso, as Secretarias Municipais ficam autorizadas a adotarem as ações e medidas urgentes necessárias ao atendimento dos cidadãos atingidos pelas chuvas. 

As autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil ficam autorizados a entrar em residências para prestar socorro ou determinar evacuação. Ainda de acordo com o decreto, também são necessárias ações de recuperação e reconstrução das vias urbanas e rurais.

O documento salienta ainda que as precipitações em excesso poderão se estender e há previsão de novos temporais. O decreto tem validade de 180 dias e entrou em vigor na data de sua publicação, ou seja, no dia 08 de janeiro. 

Fonte: Prefeitura de Antônio Carlos e Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio