Anvisa avalia hoje o uso emergencial da vacina de Oxford e CoronaVac

Reunião começará às 10h com transmissão online 

Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa os pedidos de uso emergencial de duas vacinas conta a Covid-19 no Brasil: a vacina de Oxford e a CoronaVac.

Segundo a agência, é a primeira vez que o colegiado se reúne em um domingo. O encontro está marcado para iniciar às 10h, deve durar cinco horas e terá transmissão ao vivo pelos canais digitais da Anvisa.

Cinco integrantes da diretoria colegiada do órgão serão os responsáveis por tomar a decisão. São eles: Antonio Barra Torres, Meiruze Sousa Freitas, Cristiane Rose Jourdan Gomes, Romison Rodrigues Mota e Alex Machado Campos.

Diretos que participam da reunião neste domingo
Diretores que participam da reunião neste domingo. Foto: Divulgação/Anvisa

Um dos pedidos a ser analisado é o enviado pelo Instituto Butantan para a aplicação da CoronaVac, vacina desenvolvida em parceria com o laboratório Sinovac. O segundo é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que solicitou o uso do imunizante desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca.

Segundo a Anvisa, os diretores vão analisar os pareceres elaborados por três áreas técnicas que somam, ao todo, 50 pessoas. Os pareceres são divididos da seguinte forma: registro de medicamentos, certificação de boas práticas de fabricação e farmacovigilância de medicamentos.

Durante a análise, os diretores vão avaliar os seguintes itens: qualidade, boas práticas de fabricação, estratégias de monitoramento e controle e resultados provisórios de ensaios clínicos.

Ainda de acordo com a agência, a empresa que entrou com o pedido precisa comprovar que a fabricação e a estabilidade do produto garantem a qualidade da vacina.

Se aprovado, o imunizante com uso emergencial liberado não pode ser comercializado, apenas distribuído no sistema público de saúde. A liberação pode ser revogada pela Anvisa a qualquer momento.

Fonte: G1