Ao lado de Doorgal Andrada, Romeu Zema visita a região e fala da importância de conhecer a realidade de Minas

Governador destacou a importância de conhecer a realidade do povo e elogiou a atuação do deputado estadual

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve na região na manhã desta quarta-feira (20). Ele cumpre um cronograma de visitas em Barbacena, Ibertioga, Piedade do Rio Grande, Madre de Deus de Minas, São Vicente de Minas e Andrelândia.

Segundo o governador, essa também é uma oportunidade de ver as estradas de Minas, que têm passado por um processo de recuperação. “Vale lembrar que, durante 10 anos, mal tivemos operações tapa buracos. No ano passado, nós tivemos condição de iniciarmos essa recuperação. Gostaria que fosse em uma velocidade maior, mas temos limitações técnicas e orçamentárias”, explicou Zema em entrevista.

Outro investimento que tem sido feito nos últimos anos tem sido na preparação das Defesas Civis Municipais para lidar com os riscos dos períodos de chuva. “A Defesa Civil Estadual fez treinamentos e, hoje, as equipes conseguem responder com muito mais agilidade”, comenta Zema.

Para o governador, é necessário trabalhar para que o Estado ofereça um melhor serviço em várias frentes. Na saúde, por exemplo, a meta é levar para o interior atendimentos que só existiam em Belo Horizonte. Ele aproveitou para elogiar a contribuição do deputado estadual Doorgal Andrada, que tem conseguido repasses para os hospitais da região.

Na segurança, o governo está investindo em equipamentos e também na reposição dos quadros e, segundo Zema, dados indicam que a população mineira é uma das que se sentem mais seguras. “Minha meta é que Minas tenha uma segurança equivalente à de países europeus, com menos de 10 homicídios/ano por 100 mil habitantes”.

Há ainda uma preocupação com a segurança das escolas. Segundo o governador, o Estado está investindo em sistemas de monitoramento por câmeras, em uma melhor comunicação entre as escolas e a Polícia Militar e também no treinamento para que pessoas desconhecidas não entrem nas instituições escolares sem identificação.

Na educação, o governador diz que está atuando em todas as frentes, melhorando a merenda, dando reajuste aos servidores e aumentando o quadro de efetivos. Ele lembra ainda do programa Trilhas de Futuro, que dá cursos de qualificação profissional. “Muitas vezes a pessoa não consegue o emprego porque ela não tem qualificação e o Trilhas veio para solucionar isso”, conclui.