Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 80% da população mundial sofre com dores nas costas. Um dos impactos que a pandemia do coronavírus trouxe para a realidade é o uso intensificado do computador. Crianças e adolescentes além de terem seu momento de entretenimento em frente à tela, agora também precisam assistir aulas online. Para os adultos que trabalham de home office o impacto foi o mesmo.
Segundo o ortopedista, Rodrigo Almeida, os riscos à saúde para aqueles que ficam muito tempo sentados extrapolam os problemas ortopédicos. “Podemos citar, entre eles, o aumento de chances de desenvolver doenças crônicas como hipertensão, câncer e doenças do coração, aumento do peso corporal, problemas na fertilidade masculina, problemas na coluna vertebral e circulação, envelhecimento precoce das células e aumento do risco de morte”, alerta.
Para se sentar da maneira correta, o ortopedista explica que é preciso considerar a fisiologia da coluna, ou seja, sua posição natural. “As costas devem estar eretas, os ombros para trás e os glúteos encostados na parte posterior da cadeira.”
Em relação aos cuidados necessários a serem tomados, Rodrigo alerta que deve-se evitar cruzar uma perna sobre a outra para evitar a sobrecarga de um dos quadris. “Forme ângulos de 90 graus, o quadril com a coluna e os joelhos com os tornozelos, já que essa posição facilita o fluxo sanguíneo. Se você não alcança apoio no chão, coloque um suporte para apoiar seu pé, a fim de manter a formação destes ângulos. Respeite sua curva lombar. Se você usa acentos muito duros, use almofadas. Afaste suas pernas, mantendo um alinhamento natural do corpo, olhe para o centro do monitor, levante-se regularmente e não gire o tronco.”
Por fim, o médico afirma ser necessário se reinventar, já que acredita que o trabalho home office será mantido. “Invista em uma boa cadeira, não se esqueça de levantar para caminhar por cinco minutos a cada uma hora e evite trabalhar na cama. Fuja do sedentarismo. A recomendação é praticar 30 minutos de exercícios físicos pelo menos cinco dias da semana. Tenha uma dieta saudável, evite o uso exagerado de bebidas alcoólicas e fique longe do cigarro”, conclui.