Banco Central anuncia mudanças para tornar o PIX mais seguro

O Banco Central tomará medidas para deixar as transações via PIX mais seguras. O anúncio foi feito ontem (02) e, segundo a instituição, as notificações de infração e a  consulta de informações vinculadas às chaves PIX serão aperfeiçoadas. As alterações passarão a valer no dia 5 de novembro deste ano.

A partir desta data, bancos e instituições financeiras terão novos campos para preencher nas notificações de infração. Segundo o Banco Central, esse tipo de notificação serve para marcar chaves PIX de usuários quando há suspeita de fraude na transação. Com a alteração, será possível identificar, por exemplo, o tipo de fraude cometido.

Também será possível ter acesso a mais informações sobre as chaves PIX. Entre as novidades estão o número de contas vinculadas a um usuário, quantas infrações de contas laranja ou de falsidade ideológica estão ligadas a uma chave PIX ou a um usuário e quantas notificações de infração foram aceitas relacionadas a um usuário ou chave.

Outra alteração é no tempo que as informações ficam disponíveis. Antes, era possível consultar dados de até 6 meses e, a partir de novembro, será permitido consultar dados de até cinco anos atrás.

Segundo o Banco Central, o objetivo dessas mudanças é reduzir o número de fraudes. Porém, para que elas entrem em vigor, é preciso fazer alterações no sistema. Por isso, as medidas só passam a valer em 5 de novembro.

Fonte: G1