De acordo com dados do Painel de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, Barbacena ainda não registrou nenhum caso de dengue nos sete primeiros dias de 2025. Em 2024, de acordo com o mesmo painel, foram confirmados na cidade 12.634 casos da doença, com 20 óbitos resultantes de complicações.
Este foi o pior quadro de contaminações registrado em Barbacena desde 2016, quando de acordo com dados da SES, a cidade contabilizou 1.770 casos da doença. Os números da doença não bateram recordes somente em Barbacena. Em todo o Brasil também houve recorde, com o registro de quase 6,49 milhões de casos prováveis da doença, com 5.972 mortes.
Um dos fatores que podem explicar o aumento dos casos de dengue em todo o país é a crise climática, que vem elevando as temperaturas. Em visita ao Brasil em fevereiro deste ano, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o surto de dengue registrado no país se insere em um contexto de grande aumento de casos da doença em escala global e que a elevação das temperaturas globais vem contribuindo para o crescimento do número de casos de dengue no Brasil e no mundo.