Barbacena está em 26° lugar no ranking da Urban System das 100 melhores cidades para fazer negócios no setor de agropecuária, com IQM (Índice de Qualidade Mercadológica) de 2.921. No estado de Minas Gerais, a cidade é a primeira colocada. A pesquisa delineou a produtividade, exportação em comparação ao período antes da pandemia da Covid-19, além do impacto da pandemia nos empregos do setor.
Segundo Renato Laguardia, presidente do Sindicato Rural de Barbacena, essa conquista demonstra a capacidade dos produtores da região em investir em tecnologias, novas plantas, frutas, atividade leiteira, equinos, avicultura, floricultura e de todos os segmentos da agropecuária da cidade. “O Sindicato Rural de Barbacena se alegra muito com essa notícia pois também fazemos parte desse contexto, pois incentivamos os produtores a investirem em tecnologia e na profissionalização de seus funcionários. Parabéns a todos os produtores e produtoras”, afirma.
Publicado anualmente desde 2014, o ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é calculado através da metodologia de análise estatística chamada: Índice de Qualidade Mercadológica (IQM). O objetivo é servir como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, unificando as variedades de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais. O estudo foi realizado com a análise de indicadores e dados de todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes – estimativa populacional do IBGE 2020 –, totalizando 326 cidades e uma população de 121,9 milhões de habitantes.