Barbacena já confirmou 107 casos de dengue em 2023. Os dados são do boletim de casos das doenças transmitidas pelo mosquito do Aedes Aegypti da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) divulgado ontem (25), mas atualizado na terça-feira (23).
Em comparação com o relatório do dia 24 de abril, o número de casos de dengue subiu 118,37%, passando de 49 para 107 em um mês. Já na comparação com a semana passada, a alta no número de confirmações foi de 40,79%, já que, em 15 de maio, a cidade tinha apenas 76 casos positivos da doença confirmados.
Desde o início do ano, já foram feitas 306 notificações de casos de dengue, sendo que 127 casos ainda estão em investigação e 72 foram descartados. Os bairros mais afetados, atualmente, são o Nova Cidade, com 19 casos confirmados, o Funcionários e o Diniz, com 8 confirmações cada, o Santa Cecília, com 7, o São Pedro, com 6, e o Centro, com 5.
Até o momento, a cidade registrou apenas um caso de chikungunya em 2023 e não existe nenhum caso da doença em investigação no momento. Além disso, neste ano, não houve casos de zika em Barbacena.
A dengue, a zika e a chikungunya são doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Por isso, é importante combater o mosquito, evitando água parada e mantendo os ambientes sempre limpos. As pessoas que apresentarem sintomas de uma dessas doenças, como dor no corpo, febre e dor de cabeça, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde.
Com informações de Prefeitura de Barbacena