O Comitê Extraordinário Covid-19 definiu ontem (13/01) que dez das 14 macrorregiões de Minas Gerais se encontram na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente, são elas: Oeste, Centro, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste, Sul e Centro-Sul. A última delas é onde a cidade de Barbacena se encontra localizada, sendo definida a permanência da classificação.
De acordo com o governador Romeu Zema, a decisão foi tomada após a constatação do crescimento do número de casos e óbitos pela doença no estado. As cidades classificadas na Onda Vermelha tem autorização para o funcionamento apenas de serviços essenciais como: Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros; Serviços de ambulantes de alimentação; Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop; Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito; Vigilância e segurança privada; Serviços de reparo e manutenção;
Lojas de informática e aparelhos de comunicação; Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões; Construção civil e obras de infraestrutura; Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
O transporte público também sofreu alterações, não sendo permitido a presença de passageiros em pé nos ônibus. Todos os usuários deverão estar sentados e utilizando máscaras. Foi iniciada nesta terça-feira (12/01) a fiscalização do seguimento das medidas protetivas implementadas na rua XV, agências bancárias e praças da cidade, que foram fechadas com barreiras físicas para impedir a aglomeração.
As outras três regiões, sendo essas as regiões Norte, Noroeste e Triângulo Norte, se encontram classificadas na Onda Amarela e a região Triângulo Sul permanece na onda verde.
Fonte: Folha de Barbacena