O Governo de Minas Gerais enviou ontem, quarta-feira (5), cerca de 79.160 doses de CoronaVac e AstraZeneca para os municípios que fazem parte das Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Ponte Nova, Barbacena e São João del Rei. A distribuição corresponde ao 16º e 17º lotes dos imunizantes. Dentro do 17º lote ainda há vacinas da Pfizer, no entanto, as doses serão direcionadas apenas à capital Belo Horizonte, mediante orientação do Ministério da Saúde.
A URS de Barbacena recebe 410 doses da CoronaVac e 10.055 doses da AstraZeneca que serão distribuídas aos municípios da região. Em Barbacena ficam 210 e 5.035 doses das respectivas vacinas.
De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), os imunizantes Coronavac (16º lote) devem ser utilizados na aplicação de segundas doses. Já as vacinas Astrazeneca (17º lote) devem ser destinadas a idosos entre 60 a 64 anos e Forças de Segurança e Salvamento.
Os imunizantes BionTech, da Pfizer, com destinação exclusiva para a capital, devem ser utilizados para início à vacinação de pessoas com comorbidades, como diabetes, doença renal crônica, obesidade mórbida, arritmia cardíaca, síndrome de down, grávidas, mulheres que deram à luz há até 45 dias, entre outras.
Conforme o Estado, esse imunizante exige armazenamento em temperatura -70°C e por isso as doses estão em acondicionamento especial e serão aplicadas apenas em Belo Horizonte.
FONTE: G1