Foi publicada nesta quinta-feira (12/11) no Diário do Executivo do Estado de Minas Gerais, a lista dos municípios aptos a receber o ICMS Turístico em 2021. Barbacena está incluída nessa relação e obteve nota máxima, ou seja, nota 10. A relação dos valores distribuídos será feita pela Fundação João Pinheiro e divulgada no fim de dezembro.
Barbacena faz parte do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, e recebeu nota 10 pelo projeto encaminhado à Secretária de Estado de Cultura e Turismo.
Prefeito Luís Álvaro parabeniza o empenho e trabalho realizado pela Comissão de Eventos e pela Diretoria de Cultura Turismo e Desporto na captação do ICMS Cultural, visto que Barbacena obteve nota máxima. “O recurso do ICMS do Turismo é importante para favorecer as festas tradicionais do nosso município e auxiliar na execução do calendário de eventos, garantindo desta forma o direito ao lazer, além de fomentar a cidade, divulgar a cultura e atrair turistas de toda região”, afirmou.
O ICMS do Turismo é um estimulador do desenvolvimento turístico sustentável e atua através de programas e projetos que se relacionam com políticas do Governo Estadual e Federal.
O turismo é um instrumento de distribuição de renda, tendo em vista que a atividade fomenta também o desenvolvimento cultural e social.