O Governo de Minas lançou o Programa Minas Forma, iniciativa desenvolvida para oferecer cursos gratuitos de formação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Barbacena é uma das 101 cidades que vão receber o projeto.
O programa terá início com a disponibilidade de mais de 8 mil vagas, divididas em 356 turmas que estarão em mais de 100 municípios mineiros. Nesta fase, as vagas oferecidas serão para os setores de Turismo e Cultura, com foco no comércio e serviços, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).
Os cursos são práticos, com carga horária que varia entre 35 horas e 100 horas, e os estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio. Os valores variam entre R$ 210, para as turmas de 35 horas, e R$ 600, para as turmas de 100 horas. Os cursos de formação profissional serão oferecidos pelo Senac, conforme contrato.
O cronograma das turmas foi definido pelo Senac e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) é responsável pela mobilização dos municípios contemplados e do público prioritário para formação das turmas.
Com informações de Agência Minas