De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no primeiro trimestre de 2024, foram realizados 192.358 procedimentos cirúrgicos no estado, os números representam um acréscimo de 4,1% em relação aos três primeiros meses do ano passado. A SES-MG também informou que foram investidos cerca de R$ 670 milhões para expandir a oferta de procedimentos cirúrgicos na rede SUS e reduzir as filas de espera em Minas Gerais.
Atualmente, as cirurgias eletivas mais realizadas no estado são para retirada de hérnia ou vesícula, laqueadura, vasectomia, retirada do útero e tratamentos para varizes.
Em Barbacena, o primeiro semestre de 2024 registrou a realização de 2.088 cirurgias, sendo 782 eletivas e 1.036 de caráter emergencial. Destes números, o hospital que mais realizou cirurgias eletivas foi o Hospital Policlínica e Maternidade (IMAIP), com 488 intervenções, seguido pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS com 241 e pela Santa Casa de Misericórdia com 53, segundo dados da SES-MG. O Hospital Regional de Barbacena “Dr. José Américo” não possui registros de cirurgias eletivas neste período.
No aspecto emergencial, o Hospital Ibiapaba CEBAMS registra o maior número de intervenções, com 524 cirurgias de emergência, seguido pelo Hospital Regional (395) e pela Santa Casa de Misericórdia (387). Não há registro de cirurgias emergenciais realizadas no IMAIP neste período, segundo os dados da SES-MG.
Por meio de investimentos realizados pelo Governo de Minas, diversos hospitais do estado puderam retomar e aumentar a produção de cirurgias eletivas. Em 2023, por exemplo, 367 hospitais realizaram procedimentos incentivados pela política Opera Mais, Minas Gerais. Atualmente, são 274 beneficiários da política e as instituições recebem o recurso diretamente. Os municípios de gestão plena têm acesso aos valores por meio do Fundo Municipal de Saúde.